Esta semana tive a oportunidade de cparticipar de uma Capacitação de Filosofia oferecido pela SMED, Sapiranga, o qual estava voltado à Filosofia nas séries iniciais. Foi muito importante pois percebi que muitas vezes já trabalhamos filosofia com nossos alunos e nem nos damos conta.
Aprendi que podemos desenvolver atividades filosóficas com as crianças bem ao nível deles, partindo das próprias histórias infantis, das vivências, tornando-os questionadores e críticos, através da experiência realizada pela professora MarliElena Bresller.
Uma frase que achei muito interessante: Filósofo é quem ao invés de ficar olhando TV, fica pensando pensamentos. Isto nós podemos incentivar nossos alunos a fazerem.
Percebi a importância de incentivar o trabalho filosófico com a criança, ensinando a resignificar a forma do olhar de espanto ou admiração, reaprendendo a ver o mundo.
A filosofia não é um conjunto de conhecimentos ou doutrinas, mas uma postura diante da vida. Por ser uma forma de amor, a filosofia não é uma atividade puramenteintelectual como se imagina costumeiramente, mas envolve também nossa capacidade de sentir, de nos emocionar, de sermos tomados por afetos, de questionar.
Podemos ensinar nosso aluno a filosofar desenvolvendo a filosofia ao nível de seus desenvolvimentos transformando suas atitudes.
Pensamento de Issac Newton, " Se eu enxerguei mais longe foi porque subi nos ombros de gigantes".
Um comentário:
Oi Rozane, muito interessante essas reflexões que compartilhas conosco. Nos faz pensar sobre a viabilidade do trabalho com filosofia desde as séries iniciais, além de ressignificar o fazer e a proposta da própria filosofia. Abração, Sibicca
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