sexta-feira, 10 de abril de 2009

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

De acordo com a concepção fenomenológico-dialética: (hegel, Marx, Husserl, Freire) , o ser humano de fato existe, está aí, foi lançado no mundo. na sua história de vida vai produzindo sua própria essência.
Somos um projeto que se faz a si mesmo a partir das escolhas, rupturas, decisões etc, que realizamos. Mas somos resultado também da cultura, da história e do mundo que nos cerca.
A filosofia visa ao estudo e a interpretação das ideias ou significações gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, história, subjetividade, objetividade, diferença, repetição, semelhança, conflito, contradição, mudança.
Percebi a presença de alguns destes conceitos atrvés da análise e participação do Fórum, debatendo a atitude do dilema do antropólogo francês Claude Lel em que sua missão era pesquisar hábitos e atitudes dos nativos que habitavam a ilha, os quais possuíam costumes bem diferentes.
Não querendo interferir no modo de vida dos habitantes ele entrou em conflito consigo mesmo contradizendo seus próprios princípios.
Nosso grupo construiu argumentos refutando a decisão do antropólogo atrvés de debates e concluímos que:
Usando da mentira, ele influenciou na cultura dos nativos.
Agiu contra seus princípios sem pensar nas consequências de seu ato.
Teve uma atitude egoísta pois acabou por aproveitar-se da situação.
Esta experiência me fez pensar o quanto precisamos ser sensatos e termos certezas ao tomarmos decisões.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rozane, trazes um entrelaçamento interessante entre as teorias e as vivências que vocês estão tendo na interdisciplina de filosofia. São aspectos que merecemos realmente refletir. Abração, Sibicca