Revendo esta postagem faço um destaque para a importância desta atualização enriquecendo meu referencial teórico com as ideias de autores que defendem pedagogias voltadas para o desenvolvimento integral do aluno através da realidade
Isto veio de encontro ao desenvolvimento da minha pesquisa do TCC, em que apropriei meu embasamento teórico sobre a Pedagogia de Projetos e entre alguns autores destaco alguns aspectos da pedagogia de Freinet:
Sua vida foi um exemplo de luta pela transformação da escola que considerava desligada da vida, distante da família, teórica e dogmática. Propõe a edificação de uma escola prazerosa, onde a criança queira estar, permanecer, onde o coração , a afetividade e as emoções predominem, onde haja alegria e prazer para descobrir e aprender.
Freinet buscou técnicas pedagógicas que pudessem envolver todas as crianças no processo de aprendizagem, respeitando seus direitos de crescer em liberdade, independente das diferenças de caráter, inteligência ou meio social.
Para Freinet, o principal fim da educação é o crescimento pessoal e social do indivíduo , elevar a criança ao máximo de humanidade, preparando-a não apenas para a sociedade atual, mas para uma sociedade melhor, fazendo-a avançar o mais possível em conhecimentos, num constante desabrochar. O que ele pretende é mostrar que uma prática comprometida em sala de aula pode combater , não apenas a evasão e o fracasso escolar, mas contribui para a formação dos educandos esclarecidos, futoros trabalhadores, em condições de defender os próprios interesses.
Aprofundar meus conhecimentos com estas leituras foi bem importante.