sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO- C

COMÊNIO o PAI DA DIDÁTICA.
Foi muito interessante conhecer o pensamento de um dos primeiros a desenvolver obras relacionadas com a educação e perceber que há muitos anos ele já apresentava uma preocupação com a arte de ensinar voltada para uma didática preocupada com a forma de ensinar para que se tenha sucesso. Fiquei imaginando que se os professores seguissem os métodos da didática de Comênio com certeza as escolas apresentavam uma educação de boa qualidade, desenvolvendo atividades proporcionando aprendizagens significativas aos alunos.
Destaco alguns elementos da pedagogia de Comênio que ao fazer a leitura pude relacionar com as minhas práticas pedagógicas tentando proporcionar aprendizagens significativas aos meus alunos tais como: “ Respeitar a capacidade de compreensão do aluno( cap.16 ), cuidar da motivação dos alunos( cap.17), animar os alunos a ensinarem uns aos outros(cap. 18) e alterar o trabalho com descanso através de conversa, brincadeira ou música(cap. 150. Ensino igual para todos os grupos sociais. A aprendizagem deve começar segundo Comênio , a partir dos sentidos, da preocupação, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas. Atribui importância ao bom relacionamento entre professor e aluno como fundamento para aprendizagem do aluno ( cap. 19).
Procuro no meu cotidiano escolar desenvolver estas habilidades em minhas práticas pedagógicas proporcionando atividades diversificadas e valorizando os saberes e aprendizagens dos alunos. Fiquei impressionada em saber que há tanto tempo alguém já tinha preocupação com uma didática descobrindo métodos segundo o qual professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rozane, legal essa tua postagem, integras o texto com tuas reflexões pessoais sobre ele. Podemos ainda pensar: por que será que as idéias de Comênio "se perderam"? Abração, Sibicca