sexta-feira, 25 de setembro de 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO- C

As origens do Currículo Integrado.
Realizando leitura do texto de Santomé, percebi que há muito se luta por melhores resultados na educação e a importância do currículo integrado nos planejamentos de ensino pois o processo de aprendizagem é um processo global, o aluno não possui gavetinhas separadas para guardar seus saberes. No mundo da produção, conforme as idéias de Taylor, os trabalhadores eram impedidos de participar nos processos de decisão ou manifestação, ficando a cargo de apenas alguns privilegiados a responsabilidade de pensar e exprimir opinião. Assim como no Fordismo, que traduz uma filosofia onde o menos importante são as necessidades e interesses das pessoas. Precisavam apenas produzir, trabalhando mecanicamente, sem compreender o todo, nem o sentido do que faziam.
Isso se refletia também na sala de aula, onde os conteúdos culturais que formaram o currículo escolar eram descartados e trabalhados de forma isolada, ignorando que o verdadeiro sentido da escola existir é o de preparar cidadãos para compreender, julgar e intervir na sua comunidade, de uma forma responsável, justa, solidária e democrática.
Podemos evidenciar que a educação ao longo da história ainda se depara com problemas decorrentes das filosofias do Taylorismo e do Fordismo, pois os professores não recebem a devida valorização e nem seus alunos. As escolas estão em situações precárias quanto ao espaço físico, recursos pedagógicos e humanos, os alunos estão desmotivados, provavelmente porque suas vivências, interesse, saberes e ritmos não estão sendo respeitados.
Para garantir uma educação de qualidade com aprendizagens significativas, os sistemas educacionais necessitam rever suas propostas de ensino, buscando uma integração curricular não fragmentada durante todo o processo educativo.Da mesma forma que na filosofia Toyotista existe uma notável exaltação da figura do trabalhador, também na educação os discursos são unânimes sobre a importância decisiva da classe docente, aqui podemos perceber o tamanho da responsabilidade que cabe a nós desenvolvendo da melhor forma possível nosso trabalho contribuindo para que a escola ofereça uma educação de qualidade aos nossos alunos tornando-os cidadãos que possam compreeder a sociedade em que vivem, desenvolvendo suas aptidões com autonomia.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rozane, como podemos pensar alternativas didáticas que possam efetivar a idéia de currículo integrado? Realizas alguma prática que identificas aproximar-se dessa proposta? ABração!!