segunda-feira, 15 de novembro de 2010

2010/1 8º Semestre- Estágio Curricular

Reavaliando as postagens deste semestre posso afirmar que as aprendizagens aqui destacadas foram direcionadas ao desenvolvimento do estágio , um momento bem especial, pois colocamos na prática as aprendizagens adquiridas durante o curso em nossas práticas pedagógicas e o uso da tecnologia foi um grande desafio, destaco esta postagem:

http://peadportfolio156736.blogspot.com/2010/05/estagio-angustias-satisfacao.html


O periodo de estágio tenho certeza que fez a diferença em minha caminhada, a troca e a interação com os professores supervisor e tutor certamente acrescentaram positivamente em minhas práticas pedagógicas.
Percebi uma grande motivação em meus alunos, pois proporcionei muitas aprendizagens desenvolvendo questões da realidade e vivências através de atividades diferenciadas e práticas.
Passar pela experiência de ser estagiária depois de uma longa e vivida experiência no magistério foi muito bom, pois como relata Paulo Freire: " Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender e diz ainda que somos seres históricos e inacabados. Com certeza estamos em constantes trocas de experiências e aprendizagens".
Um dos grandes desafios de minha atualização profissional e pessoal foi o uso da tecnologia, pois quando iniciei o PEAD, não tinha noção nenhuma de informática e agora um dos grandes desafios do estágio foi usar a tecnologia com os alunos, confesso que este foi um dos meus medos, pois o laboratório da escola foi instalado recentemente e não temos ninguém para nos auxiliar, mas consegui proporcionar aos meus alunos o contato com a tecnologia e tudo deu certo. Não podemos deixar de interagir com a tecnologia com nossas crianças, pois percebemos que a maioria das crianças está em contato com os recursos tecnológicos e eles são grandes aliados de aprendizagens. Para mim foi bem importante esta experiência, lembrei-me das primeiras aulas nossas do PEAD, o desafio e o medo da tecnologia, foram experiências parecidas, quando uma aprendia uma coisa auxiliava a outra e com os alunos também foi assim, alguns já possuem computador então auxiliavam os colegas, é uma troca de aprendizagens. Não é muito difícil usar a tecnologia com os alunos, pois é uma ferramenta que desperta muito interesse, foi uma experiência bem positiva.
Desenvolver o estágio com minha turma foi muito bom , ampliei minha prática docente desenvolvendo projetos pedagógicos voltados ao interesse e a realidade do aluno, despertando motivação para aprendizagens prazerosas, alcançando os objetivos de uma educação de melhor qualidade.

Nenhum comentário: