terça-feira, 9 de novembro de 2010

Revendo 7º semestre-2009/2

Retomando as aprendizagens deste semestre posso afirmar que a cada semestre tivemos a oportunidade de repensar aspectos bem importantes de desenvolvimento de nossos alunos e este semestre os enfoques das aprendizagens relacionaram-se a conceitos destacando a importância das linguagens orais, escritas, de sinais, letramentos, alfabetização de jovens e adultos e planejam,entos, pois convivemos em um mundo letrado e precisamos nele interagir.
Para minha prática pedagógica acrescentou muito, principalmente que estava atuando em uma turma de primeiro ano, então com esta atualização, repensando formas de melhor desenvolver habilidades de leitura e escrita com certeza pude auxiliar meus alunos com melhores resultados os de aprendizagens.
Sabemos que mesmo sem ser alfabetizado o adulto e a criança estão em constante interação com o letramento através da comunicação e do mundo tecnológico que nos rodeia, isto faz com que o professor repense suas práticas pedagógicas e ao planejar faça integração do currículo a realidade do aluno que estimulem e desenvolvam habilidades de leitura e escrita.
Considerando esta importância do contato com a escrita para alfabetização é que passei a proporcionar mais momentos de leitura e contatos com diferentes textos, desenvolvendo o gosto e o prazer pelo mundo do letramento.
Observei a importância da alfabetização de alunos considerados normais , alunos com deficiência auditiva e alfabetização de adultos que não tiveram oportunidade de se alfabetizar quando crianças, mas todos buscam os objetivos de se comunicarem lendo o mundo.
Como defende Paulo Freire: O objetivo da escola é o aluno" ler o mundo" para poder transformá-lo. Também dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. " Os homens se educam entre si mediados pelo mundo". Isso implica um princípio fundamental para Freire: O de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Em sala de aula , os dois lados aprenderão junto, um com o outro- e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos possibilidade de se expressar. Este princípio faz parte na minha atuação, procuro valorizar muito as opiniões das crianças, deixar se expressarem, trato-o com muito carinho e respeito e penso que estou atingindo meus objetivos de aprendizagens e de bom relacionamento com as crianças, pois este ano trabalhei com a turma no primeiro semestre e no segundo eles estão com uma estagiária do magistério e fui várias vezes indagada pelas crianças porque eu não estava mais dando aula para eles, que estavam com saudade, uma menina até falou-me que ela não entendia porque eu tinha deixado eles, mesmo eu estando sempre acompanhando o trabalho da estagiária, isto significa que meu trabalho deixou marcas, com certeza é resultado das minhas aprendizagens no decorrer do PEAD.

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