Refletir sobre o desenvolvimento do meu trabalho durante esta semana foi bem especial, pois recebi a visita do meu supervisor professor Jaime e do tutor professor Gérson, certamente estava muito ansiosa para este dia, mas como sempre os professores da UFRGS são pessoas bem eficientes, que até a ansiedade transformou-se em um momento da aula dbem descontraído e tranquilo, tudo transcorreu muito bem, conversaram com a turma, conheceram a escola, a sala de aula e o meu trabalho com a turma , o qual eles acompanham semanalmente.
A cada semana sinto-me mais satisfeita com a minha turminha, sinto muita empolgação deles em tudo que proponho, claro que algumas atividades apresentam bastante agitação, muito trabalho , atenção e paciência na minha para que haja um bom desempenho no desenvolvimento das atividades pois a turma é grande, mas é gratificante quando vejo o resultado.
desempenhar os trabalhos do estágio não está sendo difícil para mim, pois sempre preocupei-me em oferecer uma educação de qulidade aos meus alunos, que inclusive a maioria das atividades já havia realizado anteriormente, claro que agora aconteceram algumas inovações pois foram muitas aprendizagens do PEAD.
Isto com certeza se reflete porque faço o que gosto e trato meus alunos com carinho e respeito, mas sempre exigindo bastante e cobrando e posso constatar o resultado nas diferenças de atitudes de minha turma, porque eram duas turmas de segundo ano que as professoras reclamavam de suas atitudes.
E aqui posso destacar o que Freire diz: " Ensinar exige querer bem aos educandos. E o que dizer , mas, sobretudo que esperar de mim, se como professor, não me acho tomado por este outro saber, o de que preciso estar aberto ao gosto de querer bem , às vezes , à coragem de querer bem aos educandos e a própria prática educativa de que participo."
Posso perceber isto através do encontro com meus alunos e ex-alunos quando encontro-os através da alegria e demonstarção de afeto que eles sentem por mim, isto é muito gratificante.
Bibliografia: FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia, Saberes necessários à Prática educativa-39. Edição. 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário