Um dos grandes desafios de minha atualização profissional e pessoal foi o uso da tecnologia , pois quando iniciei no PEAD , não tinha noção nenhuma de informática e agora um dos grandes desafios do estágio é usar a tecnologia com os alunos, confesso que este foi um dos meus medos, pois o laboratório da escola foi instalado recentemente e ainda não temos ninguém para nos auxiliar, então não tinha muita coragem de entrar no laboratório com 28 alunos.
Mas não podemos deixar de interagir com a tecnologia com nossas crianças, pois percebemos que a maioria das crianças estão em contato com os recursos tecnológicos. Quando fomos à Feira do Livro uma aluna estava fazendo filmagens em um MP5, escuto algumas meninas combinando de entrarem no MSN, até já combinei com elas que quero conversar com elas, umas até já me adicionaram, mas ainda não consegui arrumar um tempinho.
Então a semana passada chegou o grande dia , conseguimos com o auxílio da nossa querida vice-diretora, inaugurar com nossa presença no laboratório, infelizmente não conseguimos alcançar o objetivo de fazer slides no powerpoint, mas valeu a intenção, mostrei as fotos deles no computador e interagiram com jogos, as crianças comportaram-se muito bem, foi tudo tranquilo.
O medo de entrar no laboratório passou e hoje fui novamente com a turma, fomos observar no google maps a localização da escola no bairro, o lugar onde os alunos moram, ficaram encantados, percebe-se a fascinação que a tecnologia transmite.
Para mim também foi muito importante esta experiência, lembrei-me das primeiras aulas nossas no PEAD, o desafio e o medo da tecnologia, foram experiências parecidas, quando uma aprendia uma coisa auxiliava a outra e com os alunos também foi assim, alguns já possuem computador então estão auxiliando os colegas, um acha um joguinho legal e mostra para o outro como fazer, é uma troca muito bacana. Não é muito difícil não usar a tecnologia com os alunos, pois é uma ferramenta que desperta muito interesse das crianças. Foi uma experiência bem positiva.
De acordo com Ramos(2004) , cabe ao sistema educacional educar para e pela informática , fazendo uso da tecnologia como um recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Destaca ainda que as crianças gostam de se comunicar com o computador e aprendem como uma língua viva, e facilita a forma de pensar e consequentemente o processo de outras aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário