sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aprendizagens do PEAD.

Fazendo uma retrospectiva desta trajetória posso constatar que foi uma caminhada repleta de desafios, conquistas e muitas aprendizagens contribuindo para o meu crescimento pessoal e profissional.
Um dos aspectos que auxiliou para ampliar meu pensamento, meu embasamento teórico e meus relatos escritos foi o hábito da leitura, isto me proporcionou conhecer as teorias de muitos autores auxiliando-me a poder construir meu TCC com mais segurança.
Faço aqui alguns relatos que considero importantes do livro de Moacir Gadotti, Boniteza de um Sonho, destacando a importancia da formação do professor:
A beleza existe em todo lugar. Depende do nosso olhar, da nossa sensibilidade, depende da nossa consciência, do nosso trabalho e do nosso cuidado. A beleza existe porque o ser humano é capaz de sonhar.
Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente. A pedagogia serve de guia para realizar este sonho.
O professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é sujeito da sua própria formação. O aluno precisa construir e reconstruir conhecimentos a partir do que faz. Para isso o professor também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o que fazer de seus alunos. Ele deixará de ser um "lecionador" para ser um organizador do conhecimento e da aprendizagem. O professor se tornou um prendiz permanente , um construtor de sentidos, um cooperador, capaz de investigar, de ser flexível e de recriar conteúdos e métodos , capaz de identificar e analisar problemas e às diferentes situações educativas.Estes princípios foram aspectos repensados no decorrer do PEAD proporcionando aperfeiçoar minhas práticas pedagógicas em que passei a observar e valorizar mais os saberes dos alunos dando ênfase a construção de aprendizagens , obtendo como referência a pedagogia de Paulo Freire que nos fala da "boniteza de ser gente", da boniteza de ser professor: " ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Freire diz: "Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender". Esta troca está presente no nosso cotidiano escolar.
Conforme Gadotti, a formação continuada do professor deve ser concebida como reflexão, pesquisa, ação, descoberta, organização, fundamentação, revisão e construção teórica e não como mera aprendizagem de novas técnicas ou receitas pedagógicas.
Estes foram desafios presentes nesta minha formação proporcionando-me a inclusão da tecnologia como recurso inovador de aprendizagem na minha vida pessoal , oportunizando aos meus alunos o acesso e a interação com as aprendizagens da informática.
A cada semestre fui aperfeiçoando meus conhecimentos com enfoques temáticos desenvolvidos nas Interdisciplinas voltados a questões relacionados no nosso cotidiano escolar, auxiliando-me a ampliar minhas práticas pedagógicas proporcionando aos meus alunos um ensino de melhor qualidade.
Estou observando resultados bem positivos em meus alunos , percebendo muita motivação em aprender e realizar as atividades propostas. Durante este ano mesmo pude constatar com minha turma, inclusive que agora no segundo semestre uma estagiária do magistério assumiu a turma e eles sempre me perguntavam quando eu iria voltar dar aulas para eles e um amenina falou que não entendia porque eu deixei de dar aulas para eles. Também fiquei muito satisfeita com uma pesquisa que fiz com os pais sobre como perceberam refletidas em seus filhos as aprendizagens desenvolvidas nos projetos pedagógicos, os quais relataram terem percebido interesse , participação, curiosidades, mais vontade em aprender e que aconteceram mudanças nas atitudes dos filhos levando os assuntos da escola para a família , pois os projetos desenvolvidos foram de assuntos das vivências e realidade do aluno, estas são evidências de que minhas aprendizagens estão aperfeiçoando-me profissionalmente.
A inclusão da tecnologia foi um dos maiores desafios que enfrentei , pois antes de iniciar este curso não havia interesse em aprender e utilizar como ferramenta de aprendizagem, agora posso dizer que a tecnologia passou a fazer parte do meu cotidiano e que aos poucos fui utilizando-a com mais segurança , desenvolvemos um arede de trocas de aprendizagens entre colegas e família e graças a isso hoje posso interagir com meus alunos no laboratório de informática.
Posso constatar que aceitar o desafio de ser aluna do PEAD foi um momento bem importante e enriquecedor em minha vida.
Finalmente sinto-me muito realizada e feliz concluindo o curso realizando um sonho de formatura em uma faculdade tão bem conceituada UFRGS, afirmando que foi com muita dedicação e esforço, mas que os resultados foram bem significativos.

Nenhum comentário: