sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Apresentando TCC- 2010/2

MAPA CONCEITUAL.




PEDAGOGIA DE PROJETOS INOVANDO A SALA DE AULA ATRAVÉS DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVA

Destaco aqui alguns aspectos que considero bem relevantes da minha pesquisa.



A proposta do enfoque que desenvolvi no meu trabalho de conclusão de curso foi embasada na importância da busca de uma educação de melhor qualidade repensando a metodologia da pedagogia de projetos no desenvolvimento de práticas pedagógicas que proporcionem aos educandos aprendizagens significativas.


Constata-se que a vida dos seres humanos é constituída por elaboração de projetos nas famílias, na escola ou nas comunidades em que estão inseridos.


Para construir meu TCC, busquei embasamento teórico de autores que defendem a pedagogia de projetos como uma das posturas metodológicas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo pela sua força motivadora e aprendizagens em situação real, de atividade globalizada e trabalho em cooperação. Hernandes e Ventura pontuam com muita propriedade que a organização dos projetos se baseia numa concepção globalizadora. Esta é uma forma inovadora de romper com as prisões curriculares e de dar um formato mais ágil e participativo ao nosso trabalho de professores e educadores.


Desenvolver projetos é uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações, enfim de construir conhecimentos.

O método por projetos propõe que os saberes escolares estejam integrados com os saberes sociais.

A escola na concepção Freinetiana, deve ser ativa, dinâmica, aberta para o encontro com a vida, participante e integrada à família e a comunidade, contextualizada, enfim em termos culturais. A pedagogia de projetos propõe então mudanças na postura pedagógica, além de oportunizar ao aluno um novo jeito de aprender.

O professor comprometido em desempenhar sua com responsabilidade e preocupado em inovar e atualizar sua metodologia precisa estar preparado para desacomodação, buscando novos caminhos rompendo com práticas tradicionais e apropriar-se de práticas pedagógicas que proporcionem um novo significado, um novo olhar, um novo enfoque na aprendizagem.

Verifiquei na minha experiência prática docente que elaborar projetos com metas , objetivos estabelecidos partindo da realidade , das vivências, instigando com os alunos o que realmente eles necessitam e demonstram interesses em aprender mais, oportunizando que o aluno participe ativamente na construção das aprendizagens, oferecendo recursos pedagógicos diversificados e inovadores é sem dúvida uma possível solução para que o ensino consiga romper com os antigos paradigmas da educação fundamentada em um novo método que oportunize mudanças na forma de ensinar e aprender, priorizando o desenvolvimento integral do educando.

Posso constatar que esta construção do TCC, foi mais um desafio que enfrentei , que destaco como uma experiência construtiva de aprendizagens que contribuiu para aperfeiçoar meus conhecimentos , através da prática de muita leitura , ampliando meu embasamento teórico com ideias de autores que defendem a importância da construção de aprendizagens significativas através da metodologia de projetos pedagógicos inovando a sala de aula , oportunizando aos educandos uma educação de melhor qualidade. Considero que ter a oportunidade de poder contar com o acompanhamento do orientador professor Dr. Jaime e tutor Gerson, que estiveram sempre prontos a apoiar meu trabalho , fazendo análises e dando suas sugestões para que o trabalho ficasse da melhor forma possível foi o diferencial para alcançar os objetivos de concluir o TCC com muito êxito. Faço um agradecimento especial para estas pessoas que contribuíram com estas minhas aprendizagens.













Nenhum comentário: