sábado, 14 de novembro de 2009

EJA E LIBRAS- EXPERIÊNCIAS DE VIDA VENCENDO BARREIRAS EM BUSCA DE APRENDIZAGENS.

Esta semana tive a oportunidade de visitar e conhecer duas instituições de ensino com diferentes dificuldades mas que apresentam aspectos positivos na educação.
Na EJA percebi como os adultos que não tiveram oportunidades de frequentar a escola em sua infância , principalmente porque tiveram que trabalhar e o acesso à escola era difícil, mostram muita força de vontade em aprender para melhorarem de vida, deixam sua família, o cansaço do trabalho diário, o preconceito e vão à noite em busca de recuperar o que não aprenderam vencendo desafios e dificuldades mas conseguindo mudar de vida. Um depoimento de uma senhora com mais de 30 anos foi que após ser alfabetizada ela consegue pegar ônibus sozinha , sabendo exatamente para onde vai, que não saber ler é como ser cega. As experiências de vida dos adultos são muito boas, eles sentem o verdadeiro valor das aprendizagens. A professora falou que é muito gratificante trabalhar com a EJA e também posso destacar a importância da professora ter uma dedicação especial à eles, quando um aluno relatou que só está lá pela professora incentivar muito.
Na APADA, uma escola muito organizada com uma estrutura adequada para atender seus alunos, onde a comunidade é bem atuante, fiquei emocionada em ver aqueles rostos lindos convivendo com suas dificuldades vencendo desafios mostrando que são capazes de aprender e conviver em sociedade.
Conheci uma adulta em que apresenta muitas dificuldades na aprendizagem mas que está ali sempre firme desde sua infância demonstarndo um lindo sorriso no rosto e dizendo que é feliz ali na escola, isto é um exemplo maravilhoso de vida para nós que somos perfeitos e que as vezes reclamamos de coisas tão pequenas.
Nesta escola os alunos são de vários municípios, muitos até bem longe, mas estão ali mostrando que são capazes, uma turma se formando no Ensino Médio, outra turma de 8ª série felizes mostrando suas fotos do passeio ao Beto Carreiro junto com os alunos normais, isto é um exemplo de que a interação e o convívio em sociedade são muito importantes para eles.
Através destes exemplos podemos perceber o quanto uma educação de qualidade é importante na vida dos seres humanos.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rozane!!!
Muito legal as experiências que tiveste! Fiquei com algumas dúvidas ao ler o texto. Visitaste duas instituições diferentes, uma de EJA e outra com alunos surdos? Não fica muito claro na tua postagem, que tal dar uma olhadinha novamente nela? Abração!!

Rozane Pastorio disse...

Olá querida Simone, como está? Sim visitei duas instituições uma da EJA e a APADA . Abraços. Rozane.