sábado, 7 de novembro de 2009

EJA-C .CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DO EDUCANDO JOVEM E ADULTO

Pensar na Educação de Jovens e Adultos é muito importante e a autora Marta Kohl de Oliveira, destacou aspectos relevantes nesta faixa etária da educação.
O adulto que freqüenta a EJA foi um excluído da escola, não teve oportunidade de escolaridade no seu tempo certo, por enfrentar algumas dificuldades como, por exemplo: difícil acesso às escolas, precisar trabalhar para contribuir na renda familiar e uma falta de incentivo e importância ao estudo por parte da família, há algum tempo atrás não se dava tanta importância em ter uma formação.
Hoje este adulto busca recuperar suas aprendizagens por necessidade de melhorar de vida e levantando sua auto estima, pois está inserido em um mundo letrado.
A autora destaca três campos que contribuem para a definição de seu lugar social: a condição de “não criança”, a condição de excluídos da escola e a condição de membros de determinados grupos culturais.
O adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquela da criança e do adolescente. Traz consigo uma história mais longa, de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre as outras pessoas.
Pensando nestas diferenças entre o adulto e a criança é que os processos de ensino aprendizagens devem ser pensados de forma em que vá proporcionar ao adulto motivação para que ele consiga alcançar seus objetivos desenvolvendo atividades prazerosas voltadas para sua realidade.
O professor da EJA tem uma grande responsabilidade com estes seres humanos que não tiveram oportunidades na idade de freqüentar o ensino fundamental, pois algumas pessoas podem sentir-se até envergonhadas por estarem na escola fora da idade escolar, sentindo-se incapazes de aprender, e por terem em suas mãos pessoas que também enfrentam dificuldades, possuem compromissos com a família e trabalho e estão ali em busca de aprendizagens.
Se a EJA não apresentar um projeto que envolva a realidade do aluno poderá provocar índices de evasão escolar e mais uma vez frustração deste adulto em relação à escola.
Outro fator importante para repensar na EJA é que estes adultos são de grupos sociais diferentes, apresentando diferenças culturais e nas capacidades de desempenho intelectual.
Isto confirma a necessidade de que o currículo escolar seja diferenciado da criança e que o professor envolva em seus planejamentos atividades que estejam relacionadas ao nível do interesse e das vivências deste aluno que está inserido na escola. Isto destaca a importância do professor conhecer bem o aluno e o ambiente em que ele convive.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rozane!! Nessa postagem fazes referência ao texto, destacando aspectos que consideras importante e trazes a tua reflexão sobre a EJA. Abração!!