terça-feira, 20 de outubro de 2009

EJA-C ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS.

Realizando debate no Fórum sobre alfabetização de adultos percebi a importância da formação e preparaçaõ de professores para atuarem com a EJA, pois algumas colegas relataram sobre suas trajetórias logo no início da carreira as quais sentiram-se inseguras.
Repensar sobre a educação de adultos é bem importante, pois fiquei analisando que estamos sempre buscando novas metodologias e desafios para mantermos nossos alunos que estão na faixa etária escolar motivados. Então precisamos pensar no tamanho da responsabilidade do professor da Eja para mantê-los motivados para aprendizagens. Segundo o texto de Regina Hara- Alfabetização de Adultos, os alunos da Eja certamente provém de camadas populares onde muitas onde muitas vezes a escolarizaçaõ tem peso menor para a sua sobrevivência. Questões como habitação, saúde, emprego, alimentação, transporte, são prioritários em relação aos processos escolares. Outros fatores como desgastes físicos, dificuldades para chegar ao trabalho e a escola, dispõem de pouco tempo para sua formação. Portanto para que o professor possa despertar o interesse entre estes alunos ele necessita estar bem preparado e possuir recursos pedagógicos adequados para enfrentar os desafios e alfabetizar com competência buscando a realidade em que vive o aluno, pois estes seres humanos merecem uma atenção especial já que não tiveram oportunidade em suas infâncias.
Destaco uma parte do texto que considerei bem significativa.
O que está incentivando alguém a procurar alfabetizar-se depois de adulto? Para além do instrumental imediato de assinar o nome e melhorar de emprego obtendo um diploma pode haver e quase sempre há , aintenção de partilhar o saber socialmente acumulado nas diferentes àreas. Asim como nós, que estamos no papel de educadores, crescemos e desenvolvemos idéias usando a leitura e nos expressando por escrito, os adultos não escolarizados podem estar procurando isso também.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rozane! Legal essa tua postagem, trazes aspectos interessantes do texto e destacas o que eles te levaram a refletir.
Abração!!!