Filme- SEU NOME É JONAS.
O filme foi bem interessante de assistir e de fácil compreensão. Mostrou a realidade das angústias que uma família passa ao ter um filho com alguma deficiência e as dificuldades encontradas na busca por soluções a fim de que a pessoa consiga conviver em sociedade com dignidade.
Esta história relata muitos problemas que esta família encontrou e que estes ocorrem na realidade muitas vezes tais como:
Erro médico diagnosticando como um retardado.
A família estava desestruturada e não sabia a forma adequada para agir com o menino.
sentiam-se envergonhados.
A sociedade apresentava discriminação para com ele.
O menino sentia-se irritado por não conseguir comunicar-se.
O pai não aceitava o filho e não havia demonstraçaõ de carinho para com ele.
A mãe procurava ter atitudes corretas com o filho e tentava ir em busca de soluções tentando ajudá-lo.
Havia pensamentos diferentes de metodologias de ensinar.
Como refletimos sobre inclusão no semestre passado , percebemos que ainda há muito que se fazer para que aconteça inclusão de qualidade e que não haja discriminação na sociedade e este filme retrata bem a realidade das pessoas surdas.
Poucos ambientes escolares estão preparados para receberem alunos com esta deficiência, a sociedade em geral não está preparada com intérpretes para que posas haver comunicação entre estas pessoas.
Um comentário:
Olá Rozane:
Interessante a tua reflexão; trazes sobre o impacto de uma decisão tomada na vida não só de Jonas mas na vida de várias outras pessoas do entorno. E como foi significativa a participação da mãe na história! Faz pensar sobre a inclusão ou não inclusão que praticamos nas nossas salas de aula.
Conheces o trabalho da APADA de Sapiranga? Vale a pena conhecer.
Abraço.
Celi
Postar um comentário