Através da leitura sobre organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem, percebi a importância do Projeto Político Pedagógico e do regimento da Escola, pois eles retratam todo o funcionamento da escola.
É na construção do PPP, que a comunidade escolar debate, discute e estabelece suas concepções de homem, de mundo, de sociedade, de conhecimento, de currículo, de avaliação e tantas outras com o objetivo de criar referências e diretrizes próprias para as práticas que se pretende implantar.
Muito mais do que um conjunto de saberes dividido em áreas de conhecimento, disciplinas, atividades, projetos e outras formas hierarquizadas em séries anuais ou semestrais, ciclos, módulos, eixos e outras formas de escalonar o tempo, o currículo é o coração da escola. É por dentro dele que pulsam e se mostram as mais diversas potencialidades, em meio as reações manifestadas pelos alunos nos seus escritos, desenhos, jogos, brincadeiras, experimentos, estratégias de relacionamento entre si e com os educadores. É por dentro dele que desejos podem ser tolhidos ou encorajados.
A força do currículo é tanta que sobre ele costumam recair os aplausos ou as críticas sobre o êxito ou fracasso escolar, quando se discutem causas internas da boa ou má qualidade do ensino.
Assim quando crescem os índices de reprovação ou evasão escolar é importante que os Sistemas de Ensino procurem reorganizar seus currículos. Dentre as formas de organização curricular, as mais freqüentes nas escolas são de regime seriado e ciclado.
O regime seriado se destaca pela pedagogia tradicional. Os conhecimentos são divididos em componentes curriculares específicos para cada campo de conhecimento e esses por sua vez são subdivididos em séries ou anos de estudos. A organização curricular é exclusivamente temporal, fica estabelecido que determinados conteúdos devam ser aprendidos por todos os alunos num tempo também determinado. Este é o regime que se desenvolve em minha escola, porém procuro trabalhar envolvendo uma pedagogia construtivista com meus alunos.
O regime ciclado também é dividido em tempos que costumam variar entre dois ou três anos de duração, mas considera as variações evolutivas dos alunos, suas histórias pessoais, familiares, suas experiências, seu ritmo, sempre procurando compreender e atender cada um em suas diferenças, mas sem perder de vista sua inclusão na sociedade como cidadão de direitos e deveres. Mas acima de tudo o resultado de uma nova concepção de escola como espaço onde as aprendizagens não se dão apenas a partir de um campo científico, mas que impõe o trabalho coletivo com vistas a consolidação de uma nova sociedade democrática.
Os regimes seriados ou ciclados coexistem em função do olhar pedagógico que cada escola define de forma autônoma em seu PPP.
Um aspecto fundamental quando se fala em organização do currículo escolar é a forma como se avalia as aprendizagens que os alunos efetivam durante seu desenvolvimento. A avaliação se faz necessária porque através dela podemos detectar aspectos positivos e negativos. Se algo não vai bem, provavelmente precisará de uma análise e até reformulações do todo, inclusive do PPP e do regimento Escolar.
Após estas reflexões peguei o PPP de minha escola e percebi que ele está bem desatualizado e que precisa ser reformulado, pois já aconteceram algumas mudanças na escola, inclusive quando este foi elaborado a escola atendia até a sexta série e agora é de Ensino Fundamental completo, a avaliação era bimestral, agora é trimestral. Sendo o PPP de suma importância em uma escola, pois ali está retratado todo o funcionamento então necessita de constante atualização.
Já o regimento Escolar foi atualizado este ano, pois a escola iniciou o Ensino Fundamental de Nove anos, então foi necessário refazer o Regimento para aprovação do mesmo.
O Regimento também abrange toda organização da Escola apresentando sua Filosofia, objetivos, organização curricular, programas de trabalho do professor, regime de matrícula, processo pedagógico e os processos avaliativos.
Foi bem interessante realizar este trabalho, pois ficamos muito envolvidas com nossos trabalhos de sala de aula e não nos preocupamos em analisar tais documentos que norteiam o desempenho de toda a atividade escolar.
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