sábado, 31 de maio de 2008

Seminário Integrador IV C

O desafio de aprendizagem do Seminário Integrador está destacando perguntas. Parece muito fácil, fazemos muitas perguntas no nosso cotidiano. Mas quando temos que pensar e escolher perguntas, já se torna um pouco difícil, pois quando fomos solicitadas a enviar perguntas achei um pouco difícil, pois fiquei pensando, que tipo de pergunta fazer.
A aula presencial foi um verdadeiro questionamento. Analisando as perguntas e classificando quanto ao grau de aprendizagem foi bem importante e quando nos reunimos e debatemos em grupos sobre as questões de mais alto nível e mais baixo de aprendizagem foi bem interessante porque algumas questões eram iguais para o grupo, mas algumas os pensamentos eram diferenciados.
Mas concluímos que as perguntas consideradas de alto nível eram as que geravam aprendizagens significativas, envolvendo pesquisas, assuntos instigantes e polêmicos, desencadeando diferentes perspectivas. Perguntas que são bem formuladas são as que apresentam mais aprendizagem.
As perguntas de baixo nível de aprendizagem são perguntas mais pessoais, de rápida pesquisa, com respostas diretas, óbvias e que geralmente não são bem formuladas.
Isto me fez refletir sobre minha prática pedagógica, revendo o tipo de pergunta que faço ao meu aluno. Com certeza agora serei mais crítica com as perguntas que farei ao meu aluno e com as perguntas que meus alunos fazem.

Nenhum comentário: