Através da realização das atividades de espaço e forma, constatei a importância de desenvolver estas noções com as crianças para que elas possam localizar-se no mundo em que vivem.
O espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos.
É multiplicando suas experiências sobre objetos do espaço em que vive que a criança vai aprender e desse modo construir uma rede de conhecimentos relativos a localização, a orientação que vai lhe permitir penetrar no domínio da representação dos objetos e assim, se distanciar do espaço sensorial ou físico.
Por isso realizei atividades com meus alunos de representação do espaço da sala de aula, o qual faz parte de suas vivências e representaram sem dificuldades. Quando falamos em representações de espaços que não são de suas vivências, isto se torna difícil de representar por exemplo os alunos apresentam dificuldades em entender a representação de espaço do município, estado e país, por ser muito ampla.Para Piaget aestruturação espacial da criança inicia-se pela constituição de um sistema de coodenadas relativo ao seu próprio corpo. É a fase chamada agocêntrica, no sentido de que , para se orientar, a criança é incapaz de considerar qualquer outro elemento , que não o seu próprio corpo, como ponto de referência.
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