Fazendo a leitura do jornal ZH do dia 17/06/10 tive a oportunidade de ler uma reportagem relacionada à minha experiência pessoal em que a UFRGS foi citada.
O ensino à distância tem relevâncias diferentes quando o assunto é Educação no Brasil. Pode ser um poderoso instrumento de inclusão para quem mora distante das instituições de ensino, ou uma eficiente forma de capacitação e aprimoramento para quem quer continuar estudando mas não pode frequentar um curso presencial.
Como aluna de um curso à distância posso afirmar aspectos positivos de aprendizagens, mas necessitando muita perseverança e responsabilidade por parte do aluno.
A inclusão digital é um dos fatores essenciais para o bom desempenho, este foi um dos fatores marcantes para mim, foram muitas aprendizagens tecnológicas, a interação e a troca foram constantes no decorrer do curso.
Como relatou o aluno em entrevista com ZH, o desafio é ter disciplina caseira, o acordo com a família é indispensável, já que a sala de aula fica em casa. Posso dizer de experiência própria que precisa ter muita organização para cumprir todas as atividades propostas sem atrasos, ter autonomia, iniciativa e motivação para que se possa alcançar os objetivos de aprendizagens, porque não se tem um professor presente, mas sim à distância.
Mas a relação entre professores, tutores e alunos mesmo à distância é muito interessante, pois os contatos através da tecnologia contribuem muito no bom desempenho do curso, que foi o nosso exemplo, até reunião via MSN em grupo com colegas e professores foi realizado.
Este é um exemplo de que o EAD pode ser uma alternativa de aprendizagens de boa qualidade.
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