terça-feira, 20 de outubro de 2009

EJA-C ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS.

Realizando debate no Fórum sobre alfabetização de adultos percebi a importância da formação e preparaçaõ de professores para atuarem com a EJA, pois algumas colegas relataram sobre suas trajetórias logo no início da carreira as quais sentiram-se inseguras.
Repensar sobre a educação de adultos é bem importante, pois fiquei analisando que estamos sempre buscando novas metodologias e desafios para mantermos nossos alunos que estão na faixa etária escolar motivados. Então precisamos pensar no tamanho da responsabilidade do professor da Eja para mantê-los motivados para aprendizagens. Segundo o texto de Regina Hara- Alfabetização de Adultos, os alunos da Eja certamente provém de camadas populares onde muitas onde muitas vezes a escolarizaçaõ tem peso menor para a sua sobrevivência. Questões como habitação, saúde, emprego, alimentação, transporte, são prioritários em relação aos processos escolares. Outros fatores como desgastes físicos, dificuldades para chegar ao trabalho e a escola, dispõem de pouco tempo para sua formação. Portanto para que o professor possa despertar o interesse entre estes alunos ele necessita estar bem preparado e possuir recursos pedagógicos adequados para enfrentar os desafios e alfabetizar com competência buscando a realidade em que vive o aluno, pois estes seres humanos merecem uma atenção especial já que não tiveram oportunidade em suas infâncias.
Destaco uma parte do texto que considerei bem significativa.
O que está incentivando alguém a procurar alfabetizar-se depois de adulto? Para além do instrumental imediato de assinar o nome e melhorar de emprego obtendo um diploma pode haver e quase sempre há , aintenção de partilhar o saber socialmente acumulado nas diferentes àreas. Asim como nós, que estamos no papel de educadores, crescemos e desenvolvemos idéias usando a leitura e nos expressando por escrito, os adultos não escolarizados podem estar procurando isso também.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

LIBRAS-C

Filme- SEU NOME É JONAS.
O filme foi bem interessante de assistir e de fácil compreensão. Mostrou a realidade das angústias que uma família passa ao ter um filho com alguma deficiência e as dificuldades encontradas na busca por soluções a fim de que a pessoa consiga conviver em sociedade com dignidade.
Esta história relata muitos problemas que esta família encontrou e que estes ocorrem na realidade muitas vezes tais como:
Erro médico diagnosticando como um retardado.
A família estava desestruturada e não sabia a forma adequada para agir com o menino.
sentiam-se envergonhados.
A sociedade apresentava discriminação para com ele.
O menino sentia-se irritado por não conseguir comunicar-se.
O pai não aceitava o filho e não havia demonstraçaõ de carinho para com ele.
A mãe procurava ter atitudes corretas com o filho e tentava ir em busca de soluções tentando ajudá-lo.
Havia pensamentos diferentes de metodologias de ensinar.
Como refletimos sobre inclusão no semestre passado , percebemos que ainda há muito que se fazer para que aconteça inclusão de qualidade e que não haja discriminação na sociedade e este filme retrata bem a realidade das pessoas surdas.
Poucos ambientes escolares estão preparados para receberem alunos com esta deficiência, a sociedade em geral não está preparada com intérpretes para que posas haver comunicação entre estas pessoas.

domingo, 4 de outubro de 2009

Seminário Integrador VII C

Mais uma vez o Seminário Integrador está nos proporcionando para que sejamos críticas e autônomas em nossas opiniões e decisões realizando uma atividade analisando e debatendo teses do PA.
Através deste exercício pude constatar, mas detalhadamente a importância dos elementos constitutivos de um PA serem bem desenvolvidos para que o PA possa ser desempenhado mantendo interesse e motivação no aluno para que ele busque aprendizagens significativas e de qualidade.
O PA favorecerá para que o aluno desenvolva várias habilidades tornando-os mais estimulados na busca do saber, possibilitando mudanças de atitudes, interagindo, convivendo e aprendendo.
ALGUNS DESTAQUES IMPORTANTES DO PA.
A questão de investigação deve ser formulada de forma clara e objetivo despertando interesse e proporcionando abertura para pesquisa.
Devem-se elaborar dúvidas e certezas provisórias sobre a questão. Levantar suas dúvidas e certezas é um momento fundamental, pois se organiza o que já se sabe e o que precisamos investigar e com estas no decorrer do desenvolvimento do PA podem ocorrer mudanças. Partindo das dúvidas e certezas é que podemos buscar alternativas para nossa investigação.
Penso que o PA deve proporcionar que cada grupo organize seus registros das aprendizagens da forma que achar mais adequada, sem seguir modelos prontos de organização.
Precisa-se elaborar um mapa conceitual que vai sintetizar e estabelecer relações entre os conceitos de forma objetiva.
O plano de ação deve ser elaborado norteando os caminhos a serem seguidos para se chegar a resposta da investigação, pode ser analisado durante o processo e se necessário poderá ser modificado durante o desenvolvimento.
O PA deve abordar debates e pesquisas na busca das respostas para as dúvidas e a comprovação das certezas na construção do conhecimento.
Quanto mais informações com diferenciados recursos forem utilizados em um PA, certamente a investigação será mais ampla e também as aprendizagens serão mais significativas despertando mais interesse.
A síntese mostrará a conclusão das aprendizagens construindo a resposta da questão. Esgotando-se a investigação e chegando a uma resposta conclui-se então o PA.
Penso que um PA deve ser desenvolvido em grupo porque tem como objetivo aprendizagens significativas, então com certeza aprender sozinho e mais rápido não alcançará os mesmos objetivos do aprender com o convívio coletivo, com a troca interagindo com diferentes opiniões, isto proporciona crescimentos mútuos.
Estou percebendo que aprender com PA sem dúvida é muito importante, mas ainda não me senti segura para desenvolver com meus alunos, até porque na minha escola não temos disponível laboratório de informática, então tenho que pensar em outros meios para desenvolver, mas estou com vontade de realizar esta experiência.