O processo de democratização da escola pública no Brasil está estritamente relacionado ao conceito de Democracia e especialmente à Democracia participativa.
Na perspectiva de Dourado (1998) sobre gestão democrática da escola pública parece reforçar o elo entre esta e a participação, enquanto prática social de exercício da cidadania, considerando-se os direitos cidadãos o substrato da democracia.
Para o autor a gestão democrática da escola pública significa: processo de aprendizado e de luta política que não se circunscreve aos limites da prática educativa, mas vislumbra, nas especificidades dessa prática social e de sua relativa autonomia, possibilidade de efetiva participação, do repensar das estruturas de poder autoritário que permeiam as relações sociais e a prática educativa.
Não basta normas formais para democratizar a gestão da escola, é preciso democratizar as práticas de toda a comunidade escolar, e para tal é preciso encarar a democracia como um princípio ético-político que necessita ser cultivado em todos os espaços de relações sociais.
Trabalho em uma escola da rede pública estadual, o diretor foi escolhido através de eleição. A direção procura desenvolver uma gestão democrática, tentando buscar a participação da comunidade escolar, mas nem sempre a comunidade escolar participa e colabora como deveria.
A participação da comunidade escolar é de suma importância para que todos os segmentos caminhem juntos na luta por uma educação de qualidade.
Com a aprovação da LDB e a revisão das políticas educacionais foi um dos principais marcos legais deste processo na vida escolar.
A escola precisa de inovações e reformulações bem definidas e isto podem ser contempladas através do Projeto Político Pedagógico da escola sendo planejado com a participação de todos os segmentos da sociedade.
Para que a comunidade se engaje na luta e no compromisso com a educação é necessário que a direção envolva-os através de um planejamento participativo.
Percebo em minha escola a prática da gestão democrática pela participação dos segmentos: COM, Conselho Escolar, Corpo Discente e Docente onde o diretor é o mediador, pois as decisões na medida do possível são tomadas em conjunto, onde é priorizado as necessidades visando o aluno como principal objetivo da comunidade escolar, tentando proporcionar uma educação de melhor qualidade ao nosso educando.
E com certeza somente através de uma gestão democrática e com a participação de todos a escola será um lugar de cidadãos críticos e conscientes.
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