As oito idades do homem.
1- Confiança X Desconfiança-Transcorre no primeiro ano de vida, fase oral.
O grau em que a criança vem a confiar no mundo, nas demais pessoas e em si própria, depende em grande parte da qualidade dos cuidados que recebe. A criança cujas necessidades são satisfeitas logo que aparecem cujos desconfortos são prontamente atendidos, que é acariciada, com a qual se brinca e conversa, desenvolve um a noção do mundo, como sendo um lugar seguro e das pessoas dignas de confiança. Quando, porém os cuidados são irregulares, insuficientes, promove a desconfiança. A criança que entra na escola com a idéia de desconfiança pode vir a confiar em determinado professor que se dê ao trabalho de tornar-se merecedor dessa confiança.
2- Autonomia X Dúvida-Este é o estágio que abrange o segundo e terceiro anos de vida, o período que na teoria Freudiana é chamado estágio anal. Neste período surge a autonomia, se baseia nas novas habilidades motora e mental da criança. A criança orgulha-se em novas realizações, se os pais reconhecem a necessidade da criança fazer tudo o que é capaz ela desenvolve o sentido de autonomia. Quando, porém isto não é bem desenvolvido ela reforça o senso de vergonha e dúvida.
3- Iniciativa X Culpa-Estágio dos 4ou 5 anos. A criança é praticamente dona de seu corpo. Inicia atividades motoras, linguagem e atividades imaginárias. A dimensão social surge neste estágio. Depende das atitudes dos pais, para que a criança saia com senso de iniciativa superando o senso de culpa.
4-Indústria X Inferioridade-Este estágio fica entre 6 e 11 anos. São anos da escola primária. É o tempo em que o amor pela mãe ou pelo pai e a rivalidade com o mesmo sexo ficam em repouso. É também o período em que a criança torna-se capaz de raciocínio dedutivo e de brincar e aprender regras.
Erikson afirma que a dimensão psicossocial que emerge durante este período, tem num extremo, o bom senso de inferioridade. A palavra indústria nesta fase se refere ao interesse pela maneira como as coisas são feitas, como funcionam e para que servem. Os pais que estimulam seus filhos a construir coisas práticas, elogiam e recompensam pelos resultados o senso de indústria é promovido. Ao contrário , os pais que consideram os esforços dos filhos como travessuras ou bagunça, ajudam a estimular o senso de inferioridade.
5- Identidade X Confusão de papéis-Fase da adolescência, 12 aos 18 anos. O adolescente é um idealista impaciente que acredita ser tão fácil realizar um ideal, como é imaginá-lo Erikson crê que a nova dimensão interpessoal que emerge durante este período tem relação com um senso de identidade do ego, na extremidade negativa. Começa no berço a preparação para uma adolescência bem sucedida e a obtenção de um senso de identidade psicossocial.
6- Intimidade X Isolamento-Início da maturidade, período do namoro e começo da vida familiar. Para Erikson a aquisição prévia de um senso de identidade pessoal e a dedicação a um trabalho produtivo, dá origem a uma nova dimensão interpessoal de intimidade, num extremo e de isolamento, no outro. Se não for criado um senso de intimidade com os amigos ou com o parceiro conjugal, o resultado, no entender de Erikson é a sensação de isolamento de estar só, sem ninguém com quem partilhar ou de quem cuidar.
7- Generosidade X Absorção em si mesmo-Meia idade, ou período em que se tornam adolescentes e os pais já estão fixados no trabalho ou profissão, traz consigo o potencial de uma nova dimensão, com a generatividade num extremo ou a absorção em si mesmo e a estagnação no outro.
Generatividade quer dizer que a pessoa começa a interessar-se por outras fora de sua família, com as gerações futuras e com a natureza da sociedade e do mundo em que elas viverão. Aquelas que não chegam a formar um senso de generatividade caem num estado de absorção em si mesma, em que as necessidades e comodidades pessoais são a preocupações dominantes.
8- Integridade X Desespero-Este estágio corresponde a velhice. É uma etapa de balanço da vida e aceitação. Tem a integridade num extremo e o senso de desespero no outro. O senso de integridade ocorre na capacidade de apreciar em retrospecto toda sua vida com alto grau de satisfação. Na outra extremidade o indivíduo que revê sua vida como uma série de oportunidades e direções perdidas, o resultado é o senso de desespero. Analisar estas etapas de desenvolvimento do homem me proporcionou entender melhor as pessoas com as quais convivo e me relaciono.
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