domingo, 15 de junho de 2008

Seminário Integrador IV C

Fazendo as leituras dos textos sobre Perguntas, posso destacar alguns aspectos que considerei bem importantes. Perguntas inteligentes com certeza vão resultar em respostas inteligentes.

Nesta trajetória, a ação é fundamental. É agindo sobre e no meio físico, social que a criança constrói tanto o seu sistema de conceitos quanto o seu sistema de representações a respeito desse mundo. E com certeza este mundo proporciona fazermos muitas perguntas. Se esats perguntas forem bem formuladas poderão proporcionar muitas aprendizagens. As crianças, os jovens, os adultos precisam sentir-se desafiados, ter metas, formular questões para então moverem-se em direção da busca por respostas e de estratégias para encontrar soluções.Por isso nós professores precisamos repensar nossas práticas e proporcionar que nosso aluno seja crítico, que pergunte, que descubra o que ele quer saber. Devemos pensar em criar ambientes abertos aexploração e interações, onde os alunos possam alimentar seus interesses e curiosidades, efetuar escolhas e ter o tempo para experimentações. Um ambiente que seja acolhedor, que aceite idéias e erros, desafiador no sentido de provocar experiências.Nesta perspectiva os alunos podem expressar-se através de novas formas, perguntar e buscar respostas originais tanto individual como coletivamente. Estas questões podem ser geradoras de projetos de aprendizagens.Muito importante questionar para desestabilizar, para provocar discussões, reflexões, análises e críticas, também é essencial para preparar o que chamamos de cidadão.

Nenhum comentário: