sexta-feira, 2 de abril de 2010

Fazendo diferente na Páscoa


Precisamos ter coragem e enfrentar desafios e mudanças para que nossos alunos possam ter uma educação de melhor qualidade.
Desenvolvendo as atividades sobre Páscoa de uma forma diferente percebi como os alunos demonstraram um maior interesse e estavam mais motivados pois eles foram buscar informações sobre suas dúvidas. Também houve envolvimento por parte da família auxiliando-os nas pesquisas na internet, inclusive algumas mães vieram até a escola para saber mais sobre o trabalho.
Na realização de um trabalho em grupo na sala de aula s alunos foram bem participativos e criativos. Eles sabiam falar sobre suas pesquisas, fiquei impressionada com as aprendizagens , um aluno explicou muito bem o que significa Páscoa porque sua mãe lhe explicou, outro aluno falou exatamente a explicação da data da Páscoa não ser no mesmo dia porque um irmão lhe ensinou. Com isto podemos perceber muito bem a Pedagogia de Paulo Freire que diz: “Que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.
Posso constatar que desenvolver um trabalho assim desacomoda professor e alunos e principalmente com uma turma grande exige mais do professor, mas a satisfação de ver os melhores resultados nas aprendizagens é muito gratificante.
No desenvolvimento das atividades após as pesquisas os alunos reuniram-se em grupos conforme o assunto, confeccionando cartazes e fazendo apresentações, colocamos os cartazes na sala e eles próprios ficaram felizes em ver como o trabalho foi interessante.
Em outros momentos foi realizado texto coletivo, confecção de ovos de chocolate, ninhos e cantamos muitas músicas de Páscoa.
Percebi que desenvolver as atividades de Páscoa com a maior participação dos alunos foi mais prazeroso e também constatei o quanto os alunos são capazes , só precisam ser estimulados.


Nenhum comentário: