sexta-feira, 27 de março de 2009

Questões Étnico Raciais na Educação: Sociologia e História.

Através da leitura do texto Em busca de uma Ancestralidade Brasileira e da aula presencial constatei melhor a importância de pensar e repensar a identidade. A identidade é a posição do sujeito, a interpelação de raça, etnia, gênero, sexo, pertencimento religioso, geração ou faixa etária, nacionalidade, região, classe econômica, profissão, nível de escolaridade, através destes aspectos formamos nossa identidade.
Através do exercício do espelho, de se ver e identificar suas características e o olhar para a colega identificando seus traços, percebi que isto não é muito fácil, pois não temos o hábito de pararmos para pensarmos em nós mesmos como somos, de onde viemos, quais são nossos traços étnicos. percebi a importância de desenvolver estes aspectos com nosso alun o, para que possam descobrir sua identidade e sua origem étnica.
Fazendo isto vamos desenvolver atitudes que facilitem entenderem as diferenças, que cada ser humano é como é, dependendo de sua raça ou etnia.
Muito importante os questionamentos apresentados no texto: será que nossos educadores conhecem sua ancestralidade? será que têm conhecimento da hist´ria de sua família, sua ascendência? Com certeza para ajudar nossos alunos a conhecerem sua própria história precsamos primeiro conhecer a nossa.
O autor constata que entere os povos indígenas não se criam angústias porque eles não se apegam ao consumo, eles se apegam a rituais que dão sentido à existência das pessoas, vivem o presente sem esquecer o passado, as tradições de seus sábios antepassados. Uma solução para resolver problemas de convivências e comprtamentos nas escolas é fazer com que os alunos busquem sua ancestralidade. Quando a gente se percebe continuador de uma história, nossa responsabilidade cresce e o respeito pela história do outro também. É preciso trazer a figura dos antepassados para dentro da escola. Trazer suas histórias, seus comprometimentos, suas angústias, sua humanidade. É preciso fazer com que nossas crianças possam buscar a riqueza dos ancestrais, dos avós, bisavós. É preciso abrir espaço na escola para que os familiares participem mostrando suas vivências, isso renovará o sentido da família, de pertencimento a um grupo, a um povo, a uma nação. Isso fará com que compreeendam a importância da identidade para o povo brasileiro.
Bibligrafia: Índio da Nação Mundurucu- Pará.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rozane,ótimas reflexões! Te baseias no texto lido para trazeres teus posicionamentos e questionamentos sobre o trabalho com as questões étnico raciais. Abração, Sibicca