quarta-feira, 23 de abril de 2008
Representação do Mundo Pelos Estudos Sociais.
Fazendo a leitura do texto:Do acaso à intenção em Estudos Sociais, percebi a importância de um planejamento específico de Estudos Sociais com assuntos interessanyes e marcantes nas memórias de nossos alunos.Após esta reflexão , comecei a pensar nos tempos de minhas séries iniciais e não tenho lembranças de minhas aulas, talvez porque não foram desenvolvidos temas que ficassem marcados em minhas memórias. Por isso quero poder proporcionar aos meus alunos aprendizagens significativas e que fiquem lembranças em suas memórias, desenvolvendo assuntos sobre as vivências sociais em eles estão inseridos família, escola e comunidade resgatando suas histórias.Este texto destaca a importância do planejamento de Estudos Sociais, incorporar em seu processo a dinâmica sociocultural do processo histórico, resgatando histórias de vidas no contexto escolar.Precisamos dar abertura para que nossos alunos mostrem suas experiências e saberes. Para isso devemos proporcionar que nossos alunos observem representações antigas de memória individual ou coletiva, visitem museus, obras de diferentes épocas, documentos escritos, fotografias para que os alunos construam aprendizagens significativas do contexto social em que estão inseridos. Quem sabe assim eles terão lembranças de suas aulas de Estudos Sociais. Assim colocado o planejamento, consiste em um trabalho que deseja formar para a cidadania. E contempla o sonho, o sonho que se transforma em ação concreta.
Marcadores:
Contação de histórias,
Estudos Sociais,
importância.,
marcantes,
memórias,
resgatando
terça-feira, 15 de abril de 2008
Representações do Mundo pelas Ciências Naturais
Realizei a atividades sobre as percepções e representações da natureza com meus alunos, solicitada pela Interdisciplina de Ciências Naturais, em que eles representaram as seguintes palavras: alegria, árvore, água, esporte, céu, tristeza, energia, luz, lar. Mão, natureza, saudade, união,, amor, amizade e raiva. Percebi que eles tiveram mais facilidade do que eu em representar, pois eu havia desenhado também algumas destas palavras na aula presencial e tive dificuldades em desenhar, pois não tenho muita habilidade no desenho, e as crianças são mais espontâneas. Analisando com eles as palavras mais difíceis de representa, constatei que forma as mesmas que nós também achamos: tristeza, saudade e raiva. Percebi que sentimentos ruins não gostamos de representar e as coisas boas costumamos representar. Por isso foram mais fáceis para desenhar. Essas percepções. Fazem parte do nosso mundo e da nossa vida.
domingo, 6 de abril de 2008
Representação do Mundo pela Matemática.
Concluindo estudos sobre classificação e seriação percebi a importância destes conceitos no desenvolvimento do pensamento lógico, de forma que sua importância não se refere apenas à sua relação com o conceito de número, pois intervém na construção de todos os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana.De acordo com a perspectiva da Epistemologia Genética, um dos grandes equívocos do ensino da matemática seria negligenciar o papel das ações. O trabalho com variados recursos didático pedagógicos, que coloquem o aluno em interação com diversos conceitos matemáticos, principalmente os manipulativos, pois têm mais propriedades observáveis para crianças, é uma alternativa para sala de aula.Através das análises e realizações das atividades, minha aprendizagem foi que eu já desenvolvia atividades de classificar e seriar, mas não estava associando a noção da teoria dos termos classificação e seriação. Com este aprofundamento dos conceitos senti a importância destes jogos e atividades no desenvolvimento lógico de nossos alunos.As atividades em grupo e o mural de atividades proporcionaram uma troca de experiências e sugestões de atividades para trabalhar estes conceitos. Assim tivemos a oportunidade de enriquecer nosso trabalho em sala de aula com muitas sugestões de jogos e atividades.
Marcadores:
classificar,
jogos,
lógico,
matemático,
seriar,
troca.
Assinar:
Postagens (Atom)